Dermatologia

Dermatologia

Cauterização
Cauterização

Tratamento de lesões cutâneas com bisturi elétrico ou ácidos, promovendo destruição dos tecidos. A cauterização é muito usada no caso de verrugas virais e algumas lesões queratóricas benignas e pré-malignas.

Cirurgia a Laser
Laser

Aplicação de feixes de luz (raio laser) sobre a lesão para cortá-la ou vaporizar as células que a compõem.

Unha encravada
Unha

A cirurgia de unha encravada é o tratamento realizado com anestesia local e consiste na retirada parcial da unha doente.

Criocirurgia
Criocirurgia

Esta é uma técnica de tratamento por congelamento, atualmente realizada por meio de nitrogênio líquido, que diminui a temperatura dos tecidos ou das células.

Curetagem
Curetagem

Método que utiliza um instrumento cortante para raspar a pele e remover lesões superficiais, pode ser associado a cauterizações químicas ou eletrocauterizações.

Depilação definitiva
Depilação

Utilização de aparelhos de luz pulsada para remoção de pelos indesejáveis.

Dermoabrasão
Dermoabrasão

Esfoliação mecânica da pele, utilizando lixas manuais ou elétricas para remover leões superficiais, cicatrizes, manchas e lesões pré-cancerígenas. Podendo também remover alguns pigmentos de tatuagens, total ou parcial.

Enxertos e Retalhos
Enxerto

Transferência de tecidos bons para áreas que perderam a pele. Muito utilizados no fechamento de cirurgias de câncer de pele ou em queimaduras.

Excisão cirúrgica
Excisão

Corresponde à retirada da pele que contém a lesão, com margem de segurança que varia conforme o tipo de câncer. Posteriormente a pele é fechada através de pontos. Pode ser realizada em todos os tipos de câncer de pele sendo o tratamento de escolha para o melanoma.

Transplante capilar
Capilar

Método que consiste no implante de folículos capilares de uma região do corpo para a outra. O termo popular “implante capilar” é errôneo neste caso, já que sugeriria que os folículos seriam elementos artificiais inseridos no corpo, o que não é o caso.

Peeling químico
Peeling

Aplicação de substâncias químicas ácidas sobre a pele, com o objetivo de remover as camadas externas da pele e estimular a renovação celular.

Preenchimentos faciais
Preenchimento

Os preenchimentos faciais são substâncias flexíveis, que podem ser injetadas na pele para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais.

Quimioterapia com 5FU
Quimioterapia

Administração local do 5-fluorouracil, um agente citotóxico, para tratamento de alguns tipos de câncer de pele e queratoses actínicas.

Subcisão
Subcisão

Esta é a técnica cirúrgica usada para correção de rugas e sulcos da face, cicatrizes deprimidas e outras alterações do relevo cutâneo, incluindo a celulite.