Você já ouviu falar em dermoabrasão?

Você já ouviu falar em dermoabrasão?

Você já ouviu falar em dermoabrasão? Esta técnica, que na verdade é uma esfoliação mecânica da pele, pode trazer de volta a autoestima e a beleza para a sua pele.  Ela pode garantir a remoção de alguns tipos de cicatrizes, manchas, alguns pigmentos como tatuagens de forma parcial ou total e até lesões pré-cancerígenas. A seguir, saiba mais sobre como ela é realizada e se a técnica realmente é a mais indicada para você.

Como a dermoabrasão é realizada?

A dermoabrasão é feita por um cirurgião especializado em dermatologia. Ou seja, trata-se de um procedimento realizado através de cirurgia, utilizando lixas d’água ou outros instrumentos abrasivos, tudo vai depender de cada paciente.

Durante a dermoabrasão, o paciente recebe uma medicação para fins de relaxamento para que tudo aconteça de forma mais tranquila. A área que vai passar pelo processo é então limpa com antissépticos especiais e o paciente é anestesiado.

Como é o pós-operatório de um procedimento de dermoabrasão?

De forma geral, não é necessária internação e é possível ir para a casa no mesmo dia, sempre seguindo as instruções de cuidados passadas pelo médico, bem como o uso de medicamentos indicados.  Compressas e emolientes também podem ser receitados e a forma de utilizá-los será indicada diretamente pelo médico.

Pode haver um desconforto em seguida do procedimento, dores leves e uma sensação de estranheza, mas raramente os pacientes sofrem de forma muito severa. O paciente vai perceber sua pele um pouco dolorida e avermelhada, como se estivesse ficado exposto ao sol sem proteção. A cicatrização total pode demorar cerca de 10 dias, e o médico vai acompanhar a evolução de acordo com cada situação.

É importante lembrar que a nova pele que surgirá em seguida, pode ser um pouco diferente a princípio, apresentando uma cor mais avermelhada e sensível. É indicado que o paciente utilize sempre filtro solar na área afetada diariamente, e evitar ao máximo a exposição direta ao sol por cerca de 3 a 6 meses.

Qualquer pessoa pode fazer o procedimento?

Antes de qualquer coisa é preciso procurar por um profissional competente e especializado na técnica. Sempre consulte seu cirurgião para avaliar sua recuperação e discutir se realizar estes procedimentos é uma boa opção para o seu caso!

Antes do procedimento, todos os pacientes passam por uma avaliação profunda, levando em consideração qual é o tipo de problema a ser corrigido com a dermoabrasão, quais são as alternativas e também como está a saúde da pele como um todo. O médico cirurgião vai discutir com seu paciente, quais são as expectativas para seu caso, para que não fique nenhuma dúvida ou ilusão com relação ao resultado final do procedimento. Em alguns casos, a pele volta ao normal e a cicatriz, mancha, tatuagem ou outro elemento pode melhorar bastante, mas em outros o problema é somente amenizado com a técnica.

Por isso, é importante que o paciente confie em seu médico e tenha sempre em mente o tipo de resultado que pode conquistar com o procedimento. Para mais informações, entre em contato com um cirurgião dermatológico.

Deixe uma resposta